Passar para o conteúdo principal
x

PAES

Após a adoção, em 2008, do Pacote da UE 2020 para o clima e a energia, a Comissão Europeia lançou o Pacto de Autarcas para apoiar e apoiar os esforços desenvolvidos pelas autoridades locais na implementação de políticas energéticas sustentáveis.

O PAES – Plano de Ação para a Energia e Sustentabilidade em Cascais foi desenvolvido no âmbito da adesão do Município de Cascais ao ” Pacto dos Autarcas” (https://www.pactodeautarcas.eu/)  em 2008.

As cidades signatárias desta iniciativa subscreveram uma visão partilhada para 2050: acelerar a descarbonização dos seus territórios, reforçar a sua capacidade de adaptação ao impacto inevitável das alterações climáticas e permitir que os seus cidadãos tenham acesso a energia segura, sustentável e acessível.

As metas estabelecidas apontam para a redução de emissões de CO2 em pelo menos 40% até 2030 e a adoção de uma abordagem integrada para combater a mitigação e a adaptação às alterações climáticas.

A adaptação e monitorização deste plano esta atualmente a ser acompanhada pela empresa Municipal Cascais Ambiente através do Plano de Acão PA2C3 publicado em: https://data.cascais.pt/pt-pt/node/290