Passar para o conteúdo principal
x

Diagnóstico Social de Cascais

“A coesão social traduz a capacidade de uma sociedade em garantir o bem-estar de todos os seus membros, minimizando as disparidades e evitando a polarização, segundo uma perspetiva de responsabilidade partilhada.” Concerted development of social cohesion indicators - Methodological guide, CE (2005)

Sob o lema da coesão social e territorial o Concelho de Cascais elaborou , o Diagnóstico Social (DS), adjudicado ao Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU).

Este diagnóstico realizou-se no contexto da Rede Social de Cascais, a quem compete promover o desenvolvimento social concelhio, com base em diagnósticos atualizados e através de Planos de Desenvolvimento Social (PDS).

Neste diagnóstico participaram 668 Munícipes, 200 organizações e empresas que ajudaram na  construção do Diagnóstico Social possibilitando o conhecimento das necessidades e dos recursos existentes em Cascais.

Os resultados do Diagnóstico Social são o ponto de partida para a reflexão sobre o caminho da ação comum a implementar:

  • (Des)Igualdades sociais e territoriais: que desafios se colocam na construção de um território coeso?
  • Governação e governança: quais as condições necessárias para o compromisso e responsabilidade partilhada entre o Estado, empresas, terceiro setor e cidadãos?
  • Inovação e sustentabilidade: que desafios se colocam nas práticas e culturas organizacionais?
  • Que abordagens e desafios se colocam à Rede Social na garantia dos direitos das crianças e jovens, das pessoas com deficiência, dos imigrantes e das pessoas idosas?
  • Construir um futuro onde todos contam, é também a oportunidade de conhecer outras iniciativas que vão decorrer ao longo da Semana da Coesão Social.
  • Construir um futuro onde todos contam é conhecer a história da intervenção social em Cascais (do Séc. XIV até Séc. XX), e participar no lançamento do Livro "Cascais Social, História de um Percurso Secular".
  • Construir um futuro onde todos contam é estabelecer contacto e relação entre organizações e empresários marcando presença no Market Place
  • Construir um futuro onde todos contam é conhecer os talentos artísticos e culturais dos públicos com quem as organizações sociais trabalham.
  • Construir um futuro onde todos contam é conhecer as organizações da sua comunidade e poder visitá-las num dia aberto

Para aceder aos documentos que compõe o Diagnóstico Social consulte:

Abordagem Conceptual e metodológica - https://www.redesocialcascais.net/files/uploads/2018/12/DSC-Abordagem-Concetual-e-Metodol%C3%B3gica.pdf

Pessoas - https://www.redesocialcascais.net/files/uploads/2018/12/DSC-Pessoas.pdf

Organizações e Rede Social - https://www.redesocialcascais.net/files/uploads/2018/12/DSC-Organizacoes-e-Rede-Social.pdf