Cascais participa em projeto para inovar a cadeia de valor dos resíduos. Transformar o "lixo" em matéria prima. Este é um dos grandes objetivos da Agenda CircularTech, um consórcio criado para impulsionar a transição digital e ecológica no setor dos resíduos. 

 

Ao inovar a cadeia de valor deste setor, este consórcio vai contribuir para uma gestão mais eficiente dos resíduos, desde a sua eliminação até à transformação dos resíduos em recursos valiosos. Para o fazer, os parceiros, como a Cascais Ambiente, vão recolher mais dados que permitam criar conhecimento, promovendo a implementação e desenvolvimento de uma nova gama de produtos – desde software e hardware, a novos modelos operacionais e infraestruturas diferenciadas – que promovam uma efetiva reutilização, reciclagem e valorização de resíduos, transformando-os em recursos valiosos. Para isso, o consórcio vai estabelecer um cluster industrial dedicado ao desenvolvimento de produtos e serviços inovadores nesta matéria. A Agenda CircularTech pretende ainda capacitar os cidadãos e alavancar a transição para uma economia circular, na qual o ambiente e o desenvolvimento social e económico são compatíveis.

 

Com a duração de três anos, este consórcio conta com um investimento de cerca de 30,4 milhões de euros, dos quais 21,5 milhões são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do instrumento europeu Next Generation EU.

 

Leia mais aqui 

Saiba mais sobre a Agenda CircularTech aqui