banner_ambiente_energia

Para um concelho resiliente e sustentável, a caminho da neutralidade carbónica

Cascais detém uma riqueza natural incalculável, desde a costa ao parque natural, passando pelas ribeiras. Visando a sua valorização e manutenção, o município desenvolve projetos e iniciativas inovadoras e sustentáveis, procurando simultaneamente responder aos desafios ambientais e de preservação do planeta. Através da ação integrada e gestão inteligente dos recursos, queremos alcançar os objetivos e compromissos assumidos pelo município para a adaptação às alterações climáticas, e apostar na utilização de novas formas de energia, rumo ao carbono zero. 
 

Sabia que em Cascais existe 1 árvore em espaço público para cada 7 habitantes? Mais de 50% desse arvoredo encontra-se em estado adulto, contribuindo com maiores sombras e a amenização da temperatura em dias de muito calor. Descubra-as em baixo:

Explore e crie novas visualizações com os dados de ambiente & energia que disponibilizamos em formato aberto.

Rede de Sensores de Qualidade do Ar e Meteorologia

A rede de sensores de qualidade do ar e meteorologia de Cascais iniciou a sua monitorização desde 2002, a partir da instalação do primeiro sensor no centro de Cascais. Desde 2020, foi implementado um sistema de onze sensores de monitorização da qualidade do ar, dedicado à medição de indicadores de poluição e meteorologia.

Existem sensores em todas as freguesias do concelho, de forma a assegurar a representatividade das medições.  Os dados do projeto, cuja entidade gestora é a Cascais Ambiente, estão acessíveis e disponíveis nos Dados Abertos. 

Explore dados provenientes das estações aqui.

Saiba mais

iTree

Apresentado em Março de 2022, o projeto iTree procura estudar o impacto do arvoredo urbano na qualidade de vida dos cidadãos. 

Recorrendo à App iTree, é possível não só identificar as árvores urbanas de Cascais, como também estudar os seus benefícios - por exemplo, saber qual o valor ecossistémico de cada uma das 15 mil árvores identificadas nas ruas do concelho.
Através do protocolo com o Instituto Superior de Agronomia, já foram estudadas 2600 árvores de 130 espécies diferentes.

Saiba mais

Cascais Smart Pole

O Cascais Smart Pole by NOVA SBE é o primeiro living lab de descarbonização, localizado em Carcavelos. Servirá de catalisador do desenvolvimento sustentável e da neutralidade carbónica, assente no empreendedorismo e na ação cívica, acompanhando as metas nacionais e do município para a descarbonização definidas para 2050. 

Resulta da parceria entre a Fundação Alfredo de Sousa, a NOVA School of Business & Economics, a Câmara Municipal de Cascais, a Cascais Ambiente, a Get2C,  a PRIO BIO, a Veolia e a Avfallsteknisk Montasje AS (Noruega) e financiamento pelos EEA Grants.

Saiba mais

FundAdapt Cascais

O AdaptCascais é um fundo municipal que visa apoiar as associações e entidades privadas na realização de ações que contribuem para a adaptação às alterações climáticas. 
A edição de 2021 financiou 8 projetos com valores até 3 000€, nas seguintes tipologias: Campanhas de sensibilização, comunicação e capacitação; Envolvimento com as escolas; Requalificação ambiental para redução de vulnerabilidades; Promoção e valorização de espaços verdes com soluções de base natural; Ações para poupança de água.

O projeto contabilizou 163 ações, abrangendo 2 075 participantes em 7 escolas do concelho, com um alcance de 337 000 pessoas nas redes sociais. Como ,impacto ambiental, contam-se  6 000 kg de plástico recolhidos no mar e 380 kg recolhidos na rua, 91 árvores plantadas e 1.150 m de requalificação de ribeiras.

Saiba mais