banner_sociedade_educacao
Orçamento Participativo

Os números são um espelho da representatividade e quando falamos do Orçamento Participativo em Cascais (OP) eles refletem de forma clara os elevados níveis de participação e cidadania em todo o concelho.

O OP é um projeto municipal que procura estimular a participação informada e responsável da população nos processos governativos locais. Neste, os cidadãos são chamados a decidir sobre a afetação de parte significativa do orçamento municipal, de acordo com necessidades identificadas.

A primeira edição do OP ocorreu em 2011, são 12 anos na linha da frente; atualmente este evento anual é o maior e mais votado Orçamento Participativo do país.

Envolvendo cerca de 60.000 pessoas por ano e um histórico de 51 milhões de euros, traduzidos em 219 projetos vencedores, o OP Cascais é responsável pela concretização de uma obra em cada 0,5 km2 do concelho. Estes resultados colocam o concelho de Cascais entre os mais destacados da Europa e a nível mundial. 

Trata-se de um projeto que integra a política municipal e que combina a democracia direta com a democracia representativa, consolidado num sistema de participação que contribui para uma cidadania ativa, informada e responsável.

Conheça o projeto e as propostas vencedoras dos últimos anos 

Explore e crie novas visualizações com os dados de Sociedade & Educação que disponibilizamos em formato aberto.

Voluntariado Jovem Cascais

O programa anual de voluntariado jovem permite a jovens entre os 15 e os 30 anos participar em eventos e projetos que promovem competências de cidadania ativa e o desenvolvimento de soft skills a nível pessoal, social e profissional.

São atividades de caráter prático, pontual e de curta duração, variando de acordo com a especificidade do projeto e/ou evento, e abrangem diferentes áreas dos serviços da Câmara Municipal de Cascais, como educação, desporto, juventude, urbanismo, ambiente, comunicação e cultura.
Desde a sua implementação, contabilizam-se mais de 1230 voluntários participantes, que contribuíram com cerca de 76 471 horas de voluntariado.

Saiba mais

Cascais Edu

A Cascais Edu é uma aplicação móvel do Município de Cascais que disponibiliza à comunidade educativa (alunos, pais, professores) informação específica na área da Educação: atividades, avaliações, faltas, horários e contactos, entre outras. 

Permite ser um ponto de encontro entre os vários intervenientes, dar um rápido acesso à informação e criar transparência e participação entre todos.

Saiba mais

City Points

O City Points é uma app móvel que visa promover boas práticas de cidadania e reconhecer os cidadãos que contribuem ativamente para a sustentabilidade local. Em funcionamento desde 2018, assenta num sistema de gamificação que pontua os utilizadores que participam ativamente em ações predefinidas, pontos esses que podem ser trocados por vales de produtos ou serviços oferecidos pelos parceiros locais. 

Alia sinergias com outras políticas municipais de democracia participativa, como o Orçamento Participativo e outras iniciativas da estratégia Cascais Participa.

Com reconhecimento internacional, o City Points foi o Projeto vencedor do Prémio WSA - World Summit Awards 2018, categoria “Government & City Engagement”, e obteve o 1º lugar no Prémio IDC 2020 - “Smart Cities and Communities Europe and Central Asia Awards”, na categoria “Desenvolvimento económico e participação”.

Saiba mais

Orçamento Participativo Jovem

O Orçamento Participativo Jovem pretende contribuir para a valorização da democracia participativa junto das comunidades mais jovens do concelho.

Ao criar uma dinâmica de participação junto das comunidades escolares, através de investimentos até 10 000 euros por escola, o OP Jovem concretiza-se pela apresentação e votação de diversas propostas apresentadas pelos estudantes, tanto para a escola como para a comunidade.

As sessões públicas de participação são abertas a todos os alunos dos equipamentos, reforçando a importância da partilha, debate e divulgação de resultados entre pares. 
 
No OPJovem 2021/2022 participaram diretamente na definição e discussão de propostas 349 alunos e 27 professores de 15 escolas, abrangendo perto de 15 000 alunos da rede pública de Cascais.

Saiba mais