banner_sociedade_educacao
Mentoria e Computação
Mentoria e Computação, março de 2023 ( Escola Frei Gonçalo de Azevedo)

O conhecimento é um dos pilares na construção de uma cidade inteligente, próspera e virada para o futuro. A aposta na mentoria e na educação para a computação, ao nível do ensino secundário, faz parte de uma revolução em curso no ensino público e visa contribuir para um maior sucesso escolar través das novas abordagens  :

- Reforçar o apoio aos docentes;
- Nova dinâmica na sala de aula;
- Melhor acompanhamento dos alunos:
- Estimular o pensamento crítico e a motivação dos alunos;
- Promover a literacia cientifica e tecnológica.

Testemunhos

“A nossa escola é a primeira escola pública a ter ensino computacional, portanto é um exemplo para as outras. O meu pai só aprendeu a árvore binária na faculdade e nós não, estamos a aprender no quinto ano.”
Levy Taquary, aluno

“Trazer momentos lúdicos aliando aos conteúdos das disciplinas, permite que os alunos sejam mais ativos no seu processo de aprendizagem e também façam um ponto de situação sobre o patamar em que se encontra o seu estudo constantemente.”
Maria Eduarda Guedes, mentora

“Há uma relação muito próxima entre a mentora e os alunos, e penso que tem resultado, e aliás quando ela não está eu sinto a sua falta.”
Margarida Barreto, professora

 

Mentoria no Ensino: durante o ano letivo 23/24, cerca de 1200 alunos de 40 turmas do 10º e 11º anos de 10 agrupamentos de escola já contam com o apoio de mentores durante as aulas. Este projeto capacita as escolas com 19 mentores licenciados em diferentes áreas, com formação específica em mentorias.

Educação para a Computação: o programa arrancou no ano letivo de 23/24 em trinta e seis turmas de 7.º ano de 9 agrupamentos de escolas públicas de Cascais, permitindo o ensino da computação a mais de mil alunos. As aulas de computação estão integradas em tempo letivo, uma vez por semana, e são administradas pelos respetivos professores

Explore e crie novas visualizações com os dados de Sociedade & Educação que disponibilizamos em formato aberto.

Voluntariado Jovem Cascais

O programa anual de voluntariado jovem permite a jovens entre os 15 e os 30 anos participar em eventos e projetos que promovem competências de cidadania ativa e o desenvolvimento de soft skills a nível pessoal, social e profissional.

São atividades de caráter prático, pontual e de curta duração, variando de acordo com a especificidade do projeto e/ou evento, e abrangem diferentes áreas dos serviços da Câmara Municipal de Cascais, como educação, desporto, juventude, urbanismo, ambiente, comunicação e cultura.
Desde a sua implementação, contabilizam-se mais de 1230 voluntários participantes, que contribuíram com cerca de 76 471 horas de voluntariado.

Saiba mais

Cascais Edu

A Cascais Edu é uma aplicação móvel do Município de Cascais que disponibiliza à comunidade educativa (alunos, pais, professores) informação específica na área da Educação: atividades, avaliações, faltas, horários e contactos, entre outras. 

Permite ser um ponto de encontro entre os vários intervenientes, dar um rápido acesso à informação e criar transparência e participação entre todos.

Saiba mais

City Points

O City Points é uma app móvel que visa promover boas práticas de cidadania e reconhecer os cidadãos que contribuem ativamente para a sustentabilidade local. Em funcionamento desde 2018, assenta num sistema de gamificação que pontua os utilizadores que participam ativamente em ações predefinidas, pontos esses que podem ser trocados por vales de produtos ou serviços oferecidos pelos parceiros locais. 

Alia sinergias com outras políticas municipais de democracia participativa, como o Orçamento Participativo e outras iniciativas da estratégia Cascais Participa.

Com reconhecimento internacional, o City Points foi o Projeto vencedor do Prémio WSA - World Summit Awards 2018, categoria “Government & City Engagement”, e obteve o 1º lugar no Prémio IDC 2020 - “Smart Cities and Communities Europe and Central Asia Awards”, na categoria “Desenvolvimento económico e participação”.

Saiba mais

Orçamento Participativo Jovem

O Orçamento Participativo Jovem pretende contribuir para a valorização da democracia participativa junto das comunidades mais jovens do concelho.

Ao criar uma dinâmica de participação junto das comunidades escolares, através de investimentos até 10 000 euros por escola, o OP Jovem concretiza-se pela apresentação e votação de diversas propostas apresentadas pelos estudantes, tanto para a escola como para a comunidade.

As sessões públicas de participação são abertas a todos os alunos dos equipamentos, reforçando a importância da partilha, debate e divulgação de resultados entre pares. 
 
No OPJovem 2021/2022 participaram diretamente na definição e discussão de propostas 349 alunos e 27 professores de 15 escolas, abrangendo perto de 15 000 alunos da rede pública de Cascais.

Saiba mais