banner_mobilidade

Unir o território através de uma rede sustentável e dinâmica

Cascais tem investido na promoção da eficácia e qualidade dos serviços de transporte, baseando as suas escolhas em decisões que reduzam o impacto ambiental da rede. Este pilar estratégico permitiu implementar uma oferta municipal gratuita de transportes públicos (para todos os que vivem, estudam ou trabalham no concelho), assim como aumentar a sustentabilidade da mesma, através da redução de emissão de CO2, da oferta de serviços de mobilidade suave, ou pela aposta em novas formas de mobilidade. 
 

Sabia que a cada 2 km² do concelho, existe um posto de abastecimento elétrico?
Em breve estarão disponíveis mais postos, aumentando-se significativamente a cobertura da rede e permitindo uma maior comodidade no planeamento das suas viagens. Saiba quais os postos que se encontram mais perto de si: 

Explore e crie novas visualizações com os dados de mobilidade que disponibilizamos em formato aberto.

App MobiCascais

A APP MobiCascais by Ubirider é uma aplicação gratuita que reúne informação de vários operadores de mobilidade do concelho, e permite que os utilizadores pesquisem e selecionem a melhor opção de viagem para as suas necessidades.

Para além da consulta, existem vários serviços que podem ser pagos diretamente na APP, facilitando o acesso à rede de uma forma simples e transparente. 

A APP dá a conhecer a oferta de mobilidade disponível em Cascais, e reforça a complementaridade da rede municipal: seja através da rede de transportes públicos, da partilha e parqueamento de bicicletas ou do mapeamento de parques de estacionamento públicos, os utilizadores têm acesso a uma visão global da sua mobilidade e das alternativas disponíveis. 

Saiba mais

Autocarros a Hidrogénio

Cascais conta com autocarros movidos a hidrogénio, desenvolvidos a partir de tecnologia produzida em Portugal. A circular na linha M43, que liga a Estação de Cascais ao Guincho, a aplicação destes veículos totalmente movidos a hidrogénio resulta do esforço contínuo da autarquia para reduzir a sua pegada ecológica, e contribuir para uma mobilidade sustentável.

A pilha de hidrogénio permite maior eficiência e autonomia, quando comparada com outros veículos elétricos, garantindo igualmente zero emissões de gases com efeito de estufa.
Para além da sua construção, o próprio abastecimento será assegurado pelo município, através de um projeto pioneiro que pretende transformar o lixo do aterro em combustível sustentável. Desta forma, não é só criada uma solução alternativa ao combustível fóssil, como se contribui para a redução de emissões de C02 durante os processos de tratamento de resíduos. 

Saiba mais

 

Smart Parking

A Cascais Próxima implementou um sistema de estacionamento inteligente com recurso a sensorização de lugares de estacionamento e a câmaras inteligentes. 

Com base neste sistema, os condutores que se dirigirem às artérias mais movimentadas da Vila poderão encontrar em tempo real lugares disponíveis, e conhecer a taxa de ocupação dos locais de estacionamento através de painéis informativos atualizados ao momento. 

Saiba mais