banner_mobilidade

A rede de autocarros gratuitos disponibiliza 44 percursos que se interligam com os 157 estabelecimentos de ensino do concelho. Saiba como alcançá-los, através das 1 025 paragens associadas:

Rede Rodoviária une o território à Rede Escolar de forma dinâmica e sustentável
Cascais tem investido na eficácia e qualidade dos serviços de transporte, assim como em novas formas de mobilidade, baseando as suas escolhas em decisões que reduzam o impacto ambiental da rede. Este pilar estratégico permitiu implementar uma oferta municipal gratuita de transportes públicos.

Radiografia
12 milhões de passageiros em 2 anos de gratuitidade
98 autocarros novos + 2 autocarros movidos a hidrogénio 

Nova rede municipal = + quilómetros + paragens + frequência horária

Navegue

Passe o cursor por cima de cada círculo verde para obter a informação sobre as linhas municipais; e sobre os círculos amarelos para obter informação sobre a escola.

Saiba mais sobre Carregamento Elétrico de Veículos em Cascais.

Explore e crie novas visualizações com os dados de mobilidade que disponibilizamos em formato aberto.

Cartão Viver Cascais

Quem pode beneficiar do transporte rodoviário gratuito?
Residentes, trabalhadores e estudantes. Basta ser portador do Cartão Viver Cascais. Saiba mais AQUI

Descarregue a app MobiCascais 
Saiba mais AQUI (disponível para download em iOS e Android)

Horários e percursos das linhas municipais? 
Saiba mais AQUI

 

App MobiCascais

A APP MobiCascais by Ubirider é uma aplicação gratuita que reúne informação de vários operadores de mobilidade do concelho, e permite que os utilizadores pesquisem e selecionem a melhor opção de viagem para as suas necessidades.

Para além da consulta, existem vários serviços que podem ser pagos diretamente na APP, facilitando o acesso à rede de uma forma simples e transparente. 

A APP dá a conhecer a oferta de mobilidade disponível em Cascais, e reforça a complementaridade da rede municipal: seja através da rede de transportes públicos, da partilha e parqueamento de bicicletas ou do mapeamento de parques de estacionamento públicos, os utilizadores têm acesso a uma visão global da sua mobilidade e das alternativas disponíveis. 

Saiba mais

Autocarros a Hidrogénio

Cascais conta com autocarros movidos a hidrogénio, desenvolvidos a partir de tecnologia produzida em Portugal. A circular na linha M43, que liga a Estação de Cascais ao Guincho, a aplicação destes veículos totalmente movidos a hidrogénio resulta do esforço contínuo da autarquia para reduzir a sua pegada ecológica, e contribuir para uma mobilidade sustentável.

A pilha de hidrogénio permite maior eficiência e autonomia, quando comparada com outros veículos elétricos, garantindo igualmente zero emissões de gases com efeito de estufa.
Para além da sua construção, o próprio abastecimento será assegurado pelo município, através de um projeto pioneiro que pretende transformar o lixo do aterro em combustível sustentável. Desta forma, não é só criada uma solução alternativa ao combustível fóssil, como se contribui para a redução de emissões de C02 durante os processos de tratamento de resíduos. 

Saiba mais

 

Smart Parking

A Cascais Próxima implementou um sistema de estacionamento inteligente com recurso a sensorização de lugares de estacionamento e a câmaras inteligentes. 

Com base neste sistema, os condutores que se dirigirem às artérias mais movimentadas da Vila poderão encontrar em tempo real lugares disponíveis, e conhecer a taxa de ocupação dos locais de estacionamento através de painéis informativos atualizados ao momento. 

Saiba mais

Cascais tem trilhado um caminho inovador de modo a construir um futuro mais democrático, equitativo e sustentável, tendo como uma das suas principais apostas os transportes. Miguel Pinto Luz, vice-presidente da autarquia, dá-nos a conhecer, em entrevista, o caminho que Cascais tem percorrido para continuar na vanguarda da mobilidade em Portugal.