banner_qualidade_vida

Oportunidades para uma vida ativa, dinâmica e saudável

A noção de qualidade de vida está amplamente associada à saúde e ao bem-estar. O espaço onde vivemos e as condições que este nos dá contribuem muito para a criação de uma vida saudável, assente num estilo de vida ativo, consciente e sustentável. Em Cascais, proporcionamos todas as condições para que possa usufruir de um estado completo de bem-estar físico e mental. 

Sabia que por cada 10.000 habitantes do concelho, existem cerca de 4 equipamentos desportivos ao ar livre? Consulte os locais onde os poderá encontrar:

Explore e crie novas visualizações com os dados de qualidade de vida que disponibilizamos em formato aberto.

Academia da Saúde

A Academia da Saúde é uma resposta consertada para informar e sensibilizar o público sobre sobre práticas e incentivos à melhoria da qualidade de vida, através da promoção da saúde. 
Através de um espaço físico de atendimento e de uma série de iniciativas e eventos (presenciais e online), a Academia propõe-se a encaminhar, acolher ideias e dar a conhecer os recursos concelhios para a saúde (equipamentos, parcerias e ações que decorram em espaço público). 

Saiba mais

360º Cascais

O 360º é uma plataforma online que reúne toda a informação sobre eventos culturais e desportivos a ocorrer em Cascais. Acessível via website ou APP, poderá conciliar vários filtros nas suas pesquisas e encontrar pormenores sobre exposições, espetáculos e eventos desportivos por categorias, ou equipamento cultural.

Saiba mais

Biblioteca Digital de Cascais

A Biblioteca Digital de Cascais permite que o público aceda a uma série de documentos com interesse histórico e cultural, que de outra forma dificilmente seriam de conhecimento geral. 
Promove um acesso livre ao percurso do concelho pela História, através da conservação preventiva de documentos-chave, digitalização de obras de reconhecido valor patrimonial, e disponibilização digital de obras editadas pela autarquia. 
Para além disso, a Biblioteca Digital está integrada em várias redes nacionais e europeias, nomeadamente, a Europeana - Biblioteca Digital Europeia, o que aumenta a visibilidade do nosso espólio fora do país.   

Saiba mais

Plataforma História e Património

A plataforma História e Património permite fazer uma pesquisa integrada sobre o Arquivo Histórico Municipal e a Biblioteca Digital, assim como a consulta de registos de arquivos históricos provenientes de diferentes fundos dos quais a Câmara Municipal de Cascais é fiel depositária (públicos e privados). O catálogo on-line permite efetuar pesquisas e verificar a disponibilidade das obras nas bibliotecas da Rede de Cascais.

A Plataforma História e Património é não só um repositório extremamente valioso, mas também uma ferramenta útil para aqueles que querem descobrir a história do seu concelho.

Saiba mais

Visitas virtuais aos Museus

É possível visitar o Bairro dos Museus onde quer que esteja, através de visitas virtuais.
Visitas virtuais a locais como o Museu da Vila, a Casa Sommer (Arquivo Histórico), a Biblioteca Infanto-Juvenil ou o Centro Cultural de Cascais estão agora acessíveis no website do Bairro dos Museus. 

Para além de navegar por vários locais dos equipamentos, as visitas virtuais permitem o acesso ao conteúdo descritivo de cada peça e a sua devida contemplação.
Exemplos do espólio disponível para consulta são as exposições "Paula Rego: Desenhar, Encenar, Pintar", "Pintura Democrática - Coleção Luísa e Manuel Pedroso Lima" e exposição de fotografia "Vivian Maier - Street Photographer".

Saiba mais

Rede Social Cascais

Em 2022, a rede social de Cascais completa 20 anos de redes de parceria e trabalho conjunto das instituições e agentes sociais ativos do concelho. 

Os membros da Rede desenvolvem projetos e iniciativas com o objetivo de combate à pobreza e à exclusão social, promovendo o desenvolvimento social integrado, e a inclusão e coesão social. 

Uma das grandes apostas da rede passa também pelo investimento na formação e qualificação das organizações, de forma a melhorar a capacidade e qualidade de resposta dos recursos existentes. Atualmente, fazem parte da Rede Social 119 organizações, existindo 25 redes de parceria.

Saiba Mais