Todos, todos, todos... em Cascais
Balanço das JMJ

É tempo de balanço e os dados recolhidos dão-nos uma radiografia clara dos acontecimentos. O sucesso da visita do Papa Francisco e dos milhares de peregrinos implicou uma operação concertada e complexa. Nas palavras do presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras: "Foi uma organização que nos orgulha enquanto portugueses e nós aqui em Cascais também demos o nosso contributo, um contributo dado com alma. Estamos todos, todos, todos de parabéns e fica a mensagem: nunca devemos desistir, fazer ouvir a nossa voz, mas no espírito de união".

Balanço da JMJ
Saber organizar, acolher e viver

Uma operação de sucesso

Pela primeira vez as forças de segurança e socorro, bem como os serviços de logística, estiveram reunidos, num trabalho conjunto, no Centro de Operações de Cascais (C2), o que permitiu concentrar e articular de forma integrada a missão de conduzir a Jornada Mundial da Juventude a bom porto. Missão cumprida.

Cascais sabe sempre acolher

"Gostamos de dizer que em Cascais, não há estrangeiros. Por isso mesmo, eu vou tomar a iniciativa de vos nomear também cascalenses. Também são membros de Cascais", disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, ao dar as boas vindas aos milhares de voluntários e peregrinos da Jornada Mundial da Juventude. Uma mensagem estendida a cada uma das 133 mil pessoas que acompanharam os 5 quilómetros do trajeto percorrido pelo Papa Francisco

Record de cor e movimento

3 de agosto de 2023 ficará na memória enquanto um dia histórico para as gentes de Cascais. A visita do Papa Francisco ficou marcada pela surpresa que 3.000 Cascalenses preparam para sua Sua Santidade. O colorido mural com 3,5 quilómetros de cor e mensagens de esperança, bateu todos os recordes e é agora reconhecido como o maior mural do mundo. Perante a surpresa o Papa Francisco deixou uma mensagem de elogio“... esta pintura é a Capela Sistina pintada por todos vós”.