A Biodiversidade marinha de Cascais no World Data League 2023
Cascais praia

Cascais desafia analistas de dados na segunda etapa de competição internacional 

Cascais apresenta a primeira área Marinha Protegida sob gestão municipal, e pretende estudar o comportamento futuro de espécies locais e invasoras na AMPA – Área Marinha Protegida das Avencas.

Pelo terceiro ano consecutivo, Cascais é parceiro do World Data League e entra na segunda fase da competição com o seu desafio. O tema principal é a Biodiversidade e o caso de estudo escolhido foi a “Área Marinha Protegida das Avencas- Prever o Futuro do Ecossistema Local e das suas Espécies”. Pretende-se que as equipas em competição explorem dados recolhidos em processos científicos de rastreio, efetuados nos últimos anos, e com base nestes, produzam um modelo matemático que preveja o impacto a curto e longo prazo sobre o desenvolvimento de espécies ameaçadas e invasoras. 

A temática do mar e da biodiversidade tem sido alvo de grande atenção por parte da autarquia, que conta com uma Unidade Técnica de Estratégia Municipal do Mar, e integra o Conselho Municipal do Mar, composto por 40 entidades estratégicas para a temática.  

As várias ações em curso pretendem gerir, proteger e valorizar o património natural e histórico da orla costeira, mitigar os efeitos das alterações climáticas na biodiversidade, e valorizar a economia local ligada ao sector. 

 

Sobre o World Data League:  
 
A World Data League é uma competição internacional que reúne as melhores mentes da ciência dos dados à volta de desafios sobre espaços urbanos, ambiente e sustentabilidade, e conta com o município de Cascais como parceiro.  

Apenas as 5 melhores equipas em competição poderão concorrer na última etapa do World Data League, e habilitarem-se ao prémio final. 

Nas últimas edições da competição, a Câmara Municipal de Cascais propôs desafios ligados ao usufruto do espaço livre e da qualidade do ar, e sobre o impacto das intervenções na via pública na performance da rede de transportes públicos. Os resultados deste projeto podem ser consultados aqui.

A WDL disponibiliza também uma Biblioteca Digital de Dados onde pode encontrar todos os estudos realizados durante a competição. 

 

Pode descobrir tudo sobre a participação de Cascais neste projeto a partir do minuto 46.