Inovar, Câmara de Cascais dá o exemplo

O município de Cascais lançou a si mesmo o desafio de gerar um ecossistema inovador dentro de portas, propondo desafios e debates. É o Programa Inovar Cascais 2024 que, este ano, tem como tema “Contabilidade de Gestão”.
 

O primeiro passo está dado, num caminho que visa incrementar melhorias e melhorar toda a cadeia de tomada de decisão e indo ao encontro das exigências impostas pela Norma de Contabilidade Pública - NCP 27, cuja implementação é obrigatória em 2025.

Esta norma visa estabelecer a base para o desenvolvimento de um sistema de contabilidade de gestão nas Administrações Públicas. Em cima da mesa está a utilização da Metodologia Lean, para simplificação de procedimentos, ganhando-se maior flexibilidade e eficiência na relação entre serviços. Facilitam-se, assim, janelas de tempo e recursos e, no final, apresenta-se um trabalho de excelência ao munícipe.
 

Nesta 2ª Edição, o Inovar Cascais tem como desafio dar conta que “Inovação e Contabilidade de Gestão é uma Missão (im)Possivel!” 

- Sensibilizar profissionais e dirigentes para a relevância da Contabilidade de Gestão como forma de conhecer os resultados dos serviços e dos projetos que cada serviço da CMC implementa;
- Construir uma metodologia que possibilite a adoção sistemática e adequada dos centros de custos e disponibilize informação financeira de suporte à tomada de decisão na CMC. 

 

O Inovar 2024 aposta em 4 forças de mudança: 

- A valorização das competências e talentos dos profissionais da CMC;
- A adoção de abordagens colaborativas e transversais às unidades orgânicas; 
- A gamificação como processo de aprendizagem; 
- A experimentação e construção de processos piloto na melhoria continua de funcionamento da CMC.