CMC prémio inovação
A inovação chegou a Cascais

O Prémio Nacional de Inovação é uma iniciativa que visa estimular a cultura de inovação e empreendedorismo no país, fomentando a competitividade e o desenvolvimento sustentável através da promoção e valorização da inovação.

Na categoria de Empresa Pública ou Administração Pública o prémio foi atribuído à autarquia de Cascais, o galardão foi recebido pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz.

Com este prémio Cascais é reconhecido pelo seu pioneirismo e disponibilidade para projetos piloto, designadamente em políticas nacionais de descentralização, nomeadamente na área da educação, saúde e solidariedade social.

O município de Cascais destaca-se pelo desenvolvimento de um ecossistema integrado de inovação, caraterizado por processos de experimentação e inovação, que procuram envolver o governo local, entidades públicas e ONGs, Academia e Empresas, sempre com o cidadão como ponto central.

Este prémio contou com o apoio do Jornal de Negócios, BPI e Claranet, em parceria com a Nova SBE e a Cotec Portugal.

Deixamos-lhe aqui alguns links de iniciativas de inovação em Cascais:

 

  • Residómetro

Desde 2014 Cascais monitoriza diariamente a produção de resíduos urbanos no concelho.

Saiba mais 

 

  • Sistema Inovadores de Alerta

Cascais vai poder contar com dois projetos inovadores de alerta para fenómenos naturais extremos como ondas de calor/frio e riscos de cheias ou deslizamento de terras.

Saiba mais 

 

  • Primeira Comunidade Inclusiva em Portugal

Cascais está aliada às famílias para liderar a inovação que nos ajudará rumo à neutralidade carbónica.

Saiba mais 

prémio inovação