A primeira Comunidade Inclusiva em Portugal
Comunidades Inclusivas

Cascais na linha da frente

Cascais inaugurou a primeira Comunidade de Energia Inclusiva. Esta iniciativa é uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais, a Greenvolt e a Santa Casa da Misericórdia de Cascais. Permite às famílias em situação mais carenciada, ou em situação de pobreza energética “beneficiar de energia limpa mais barata”. 

 

Para criar esta comunidade foram instalados painéis solares fotovoltaicos no Infantário de Bicesse, o que permite reduzir os encargos da instituição com eletricidade em 30% e partilhar o excedente com 20 famílias da comunidade local, reduzindo as respetivas faturas em 50%.

Um passo importante para Cascais rumo à descarbonização e que também tem uma componente social muito forte. A NOVA SBE, em Carcavelos, está a desenvolver um projeto similar a este que irá apoiar cerca de 100 famílias do local.

Cascais está assim aliada às famílias, aos investidores, ao governo central e à própria Comissão Europeia, para liderar a inovação que nos ajudará rumo à neutralidade carbónica, bem como ao aproveitamento de um dos mais abundantes recursos naturais de toda a nossa história: o sol!