As entidades parceiras da Plataforma de Recursos de Apoio à Privação Material disponibilizam aos munícipes em situação de vulnerabilidade socio económica, apoio alimentar sob diversas formas, adequadas a diferentes perfis e necessidades. O apoio prestado abrange cerca de 10.000 pessoas por ano.
Quer ter acesso a todos os Dados Interativos? Clique aqui
Cascais é um concelho onde a administração central e local e a sociedade civil (organizações sem fins lucrativos, segurança social, voluntários) se mobilizam num compromisso efetivo com o desenvolvimento social e com a satisfação das necessidades das pessoas que aqui vivem, com particular atenção aos mais vulneráveis.
Programa Cascais + Solidário
Visa garantir aos munícipes de Cascais em situação de comprovada vulnerabilidade socioeconómica o apoio material imediato (sob a forma de apoio alimentar, higiénico e/ou monetário) às suas necessidades básicas de subsistência, de modo a evitar o agravamento da situação de risco social.
Cabaz Alimentar
Resposta alimentar que consiste na recepção de cabazes alimentares com alimentos secos e/ou frescos, de forma gratuita, distribuídos por entidades do concelho, com o objetivo de colmatar carências alimentares e, simultaneamente, combater o desperdício alimentar. Toda a informação aqui
Mercearia Social
Uma resposta alimentar que se assemelha ao comércio tradicional (mercearias de bairro) na compra de alimentos, que podem ser escolhidos pelas próprias pessoas, de acordo com o seu perfil pessoal e cultural, através de um sistema de créditos que são atribuídos mensalmente a cada família.
Cantina Social
As refeições das Cantinas Sociais, fornecidas gratuitamente ou a um preço simbólico, destinam-se a pessoas e famílias com baixos recursos económicos que têm dificuldade em confeccionar as suas próprias refeições.
Programa de Refeições ao Domicílio
Este programa fornece refeições ao domicílio nos dias úteis, fins-de-semana e feriados. Destina-se prioritariamente a pessoas idosas residentes no concelho de Cascais, em situação de dependência temporária ou permanente, economicamente carenciadas, que vivam isoladas e/ou dependentes da ajuda de terceiros para as suas atividades da vida diária, nomeadamente no que respeita à aquisição e confecção de alimentos. Saiba mais aqui


