
Em 2022, mais de 50% das escolas públicas estão localizadas entre Alcabideche e Cascais/Estoril (no caso das escolas privadas, 46% situam-se em Cascais/Estoril e 18% em São Domingos de Rana), valores para os quais contribuem os muitos equipamentos do pré-escolar.
Mais de 19 470 alunos constituem parte da comunidade escolar de Cascais no ano letivo 2022/2023. Alguns destaques:
- Cerca de 27% estão matriculados no ensino secundário;
- 8% dos alunos apresentam necessidades educativas específicas;
- Mais de 3880 são alunos estrangeiros, o que corresponde a 8% da população residente de origem estrangeira em Cascais.
Descubra mais informação sobre a rede de ensino público no dashboard que se segue, e saiba como chegar a cada escola a partir da rede municipal de transporte rodoviário.
2. Evolução do Orçamento Participativo Jovem
3. Atividades Culturais Não Profissionais
Quer saber mais informação sobre a área Sociedade & Educação? Carregue aqui.
Explore e crie novas visualizações com os dados de Sociedade & Educação que disponibilizamos em formato aberto.
Políticas estratégicas para a Educação
Desde a celebração em 2015 do Contrato Inter-administrativo de Delegação de Competências na área da Educação, o município de Cascais tem reforçado o seu papel pró-ativo no envolvimento da comunidade escolar e no reforço da qualificação da rede de equipamentos.
Esta rede escolar pública, hoje em expansão (decorrem em 2022 11 projetos estruturantes que implicam a requalificação, modernização ou construção de novas escolas), é sustentada pelas estratégias definidas pela Carta Educativa e pelo Plano Estratégico Educativo Municipal, prevendo-se um investimento de 60 milhões de euros até 2025.
A necessidade de ajuste da rede à realidade do território deve-se à transformação sociodemográfica das últimas épocas. Embora a população até aos 14 anos tenha diminuído em 10,20% nos últimos 60 anos (dados censitários), a população distribuiu-se mais pelo território, obrigando a olhar para as necessidades da oferta e da procura.