banner_ambiente_energia

Os parques urbanos e as áreas verdes desempenham um papel vital na qualidade de vida das cidades. Contribuem para a melhoria da qualidade do ar, regulação do clima e preservação da biodiversidade. São polos agregadores, locais que permitem a atividade física e momentos de socialização, contribuindo para o equilíbrio e saúde mental dos cidadãos. A Cascais Ambiente convida todos os cascalenses a participar neste projeto, onde os nossos parques são os protagonistas.

O que é o Urban Releaf?
Urban Relea

Trata-se de um programa cofinanciado pelo programa Horizonte Europa e pretende avaliar os impactos (custos e benefícios) dos espaços verdes urbanos e das soluções baseadas na natureza, na segurança e no bem-estar da população, num contexto de alterações climáticas. Contamos com a sua participação!


"Nos últimos anos, já recuperámos mais de 250.000 metros quadrados de parques urbanos, criando uma média de 2,5 metros quadrados de espaços verdes por cada habitante de Cascais. Quero convidar-vos a todos, a juntarem se ao Urban Releaf. Juntos vamos tornar o nosso concelho cada vez mais verde!"

Nuno Piteira Lopes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais

Como pode ajudar
Urban Releaf qrcode

É utilizador dos parques urbanos de Cascais? 

Da próxima vez que visitar um destes espaços verdes, responda ao questionário do “Urban ReLeaf” através do QRCode presente nos painéis informativos dos seguintes parques:


- Parque Urbano do Penedo
- Parque Urbano da Quinta da Carreira
- Parque Urbano da Abóboda
- Bosque das Fontainhas
- Parque Urbano de Trajouce
- Jardim Constantino
- Centro de Cascais, entre o Jardim Visconde da Luz e a estação


Esta campanha decorre de maio 2024 a outubro 2025

Urban Releaf

Cascais é um dos seis municípios europeus que integram o projeto, a par de Atenas (Grécia), Dundee (Escócia), Mannheim (Alemanha), Riga (Letónia) e Utrecht (Países Baixos). A iniciativa, que conta com 15 parceiros europeus, é coordenada pelo Internacional Institute for Applied Systems Analysis (IIASA) e tem a duração de quatro anos.

Ao promover a cocriação de soluções para a adaptação às alterações climáticas entre as administrações locais e os cidadãos, o projeto tem como objetivo apoiar a transição verde através da implementação de projetos-piloto.

O Urban ReLeaf é uma oportunidade para a partilha de experiências dos cidadãos, contribuindo para tornar as cidades mais verdes e resilientes.

- Avaliar a resiliência dos espaços verdes urbanos e o impacte das NBS num contexto de alterações climáticas​​;
- Criar um mapa de conforto térmico para Cascais​;
- Promover a ciência-cidadã
 

Saiba mais sobre o projeto Urban Releaf aqui