Experiência do Covid War Room em Milão

Os serviços geolocalizados, ao serviço do cidadão
covid19

O município de Cascais esteve na semana passada em Milão, na fase final do projeto "Utilização inovadora de dados de localização e tecnologia, para melhoraria dos serviços públicos", a explicar de que forma as estruturas municipais pré-existentes permitiram uma resposta atempada ao desafio da pandemia do Covid19.

 

Este projeto, financiado pelo quadro da Ação ELISE (Soluções Europeias de Interoperabilidade de Localização para o e-Government) do Programa ISA2, pretende disponibilizar ferramentas mais ajustadas ao design de serviços públicos que façam face aos novos desafios de gestão pública local. Numa sociedade cada vez mais participativa e colaborativa, as dimensões da governança, do envolvimento do cidadão, da cibersegurança e da ética não foram ignoradas.

Através da criação de uma framework que oriente a implementação de projetos que detenham elementos tecnológicos e de geolocalização, o projeto pôde analisar a sua aplicabilidade através do reporte de casos de estudo espalhados por toda a Europa, através deste modelo orientador.

 

Cascais contribuiu com a sua experiência de resposta à Covid19, que permitiu disponibilizar mais de 50 000 testes antigénio e serológicos à comunidade ao longo de um ano, durante a pior fase da pandemia. Esta intervenção deu lugar a respostas mais ajustadas no terreno, seja ao nível da disponibilização de elementos de proteção em locais estratégicos, seja no trabalho com parceiros locais, de forma a mitigar os efeitos nefastos junto do tecido económico ou dos membros mais fragilizados da nossa comunidade.

Para saber mais sobre o projeto europeu e framework desenvolvida, consulte a página respetiva da Comissão Europeia.