Primeira Unidade H2, Energia Limpa
Posto de hidrogénio 2

 

A Câmara Municipal de Cascais (CMC), através da empresa municipal Cascais Próxima, responsável pela gestão da mobilidade, espaços urbanos e energias, está a construir a primeira unidade de produção, armazenamento e abastecimento de veículos movidos a hidrogénio, colocando uma vez mais o município de Cascais um passo à frente no caminho da inovação e sustentabilidade.

Pretendendo inverter o paradigma com que atualmente nos deparamos, a produção deverá ter início no decurso deste ano.

Sabemos que 50% das emissões dos gases com efeito de estufa provém do setor dos transportes, o que torna a procura por alternativas mais sustentáveis uma das principais preocupações da atualidade. Neste contexto, a mobilidade elétrica, o biocombustível e o hidrogénio - os denominados combustíveis sustentáveis - são os principais protagonistas de um futuro mais verde.

Para Cascais, o uso do hidrogénio é uma peça chave na estratégia definida rumo à neutralidade carbónica em 2050, ou seja, tornar nulo o balanço entre as emissões e as remoções de dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa (GEE) da atmosfera. Neste contexto e num outro âmbito, a Cascais Ambiente encontra-se a desenvolver um projeto de produção de H2 a partir de resíduos urbanos.

 

A Estratégia Nacional - H2 assume como principais metas para 2030:

5% de hidrogénio verde no consumo final de energia, no transporte rodoviário e na indústria;
15% de hidrogénio verde injetados nas redes de gás natural;
50 a 100 estações de abastecimento para hidrogénio;
entre 2 a 2,5 GW de capacidade de produção (eletrolisadores).

Considera-se como hidrogénio verde aquele que é produzido exclusivamente a partir de processos que utilizem energia de fontes de origem renovável. Por essa razão o hidrogénio verde deve ser entendido como hidrogénio renovável, cujas emissões de GEE ao longo do ciclo de vida da sua produção devem ser zero ou muito próximas de zero.

Fonte: Agência Portuguesa do Ambiente

Posto de hidrogénio 1
Factos Relevantes

- Ao construir uma unidade de produção, armazenamento e abastecimento, Cascais torna-se no primeiro município do país a ter uma destas infraestruturas.
- Cascais passou de Projeto-Piloto para uma operação de Transportes Públicos (TP) a hidrogénio eficaz e fiável, já com 4 autocarros afetos às linhas M38, M43 e M44.
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Esta unidade torna a CMC autossuficiente, refletindo um forte compromisso com a sustentabilidade.
- Inicialmente, a unidade será para autoconsumo camarário. Foram solicitadas todas as certificações necessárias à abertura ao público.

- Permite utilizar energia e água de forma eficiente.
- Evita a produção de resíduos, promovendo a sua valorização ou eliminação, de modo a evitar ou reduzir o seu impacto no ambiente.
- Representa um investimento na ordem de um milhão e setecentos mil euros por parte da autarquia.
- A estação terá capacidade de produzir até 389kg por dia, sendo que destes, apenas 100kg são necessários para abastecimento da operação diária dos TP. A restante produção servirá outros stakeholders que pretendam acompanhar a transição para a mobilidade sustentável com recurso ao Hidrogénio.
- Existirão dois dispensadores para reabastecimento a 350bar e 700bar.

A experiência adquirida ao longo destes anos vem demonstrar que a descarbonização do Transporte Público de Passageiros deve assumir a utilização do hidrogénio como solução eficaz, quer pelas vantagens ambientais, quer pelas vantagens operacionais, nomeadamente:

- A solução de hidrogénio permite uma maior autonomia: enquanto o autocarro elétrico tem de 300 a 350 km, o autocarro a pilha de hidrogénio tem uma autonomia aproximada de 600 km (praticamente o dobro).

- O tempo de carregamento é ainda significativamente inferior: o carregamento completo de um autocarro elétrico leva, no mínimo, 4 horas, enquanto o autocarro elétrico a pilha de hidrogénio reabastece em 10 minutos.

Autocarro Hidrogénio

A experiência adquirida ao longo destes anos vem demonstrar que a descarbonização do Transporte Público de Passageiros deve assumir a utilização do hidrogénio como solução eficaz, quer pelas vantagens ambientais, quer pelas vantagens operacionais.

Este projeto responde a 4 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

- 7. Energia acessível e limpa;
- 11. Cidades e comunidades sustentáveis;
- 12. Produção e consumo sustentáveis;
- 13. Ação climática.

Evolução das emissões nacionais de gases com efeito de estufa
Fonte: Agência Portuguesa do Ambiente (APA)
GEE fonte APA
Cascais na Vanguarda da Mobilidade Sustentável