Unir o aeroporto à indústria e à academia. Este será um dos passos fundamentais para a estratégia de desenvolvimento do Aeródromo Municipal de Cascais promovendo a captação de conhecimento e a fixação de talento. Para a implementação deste campus, foi assinado um Acordo de Cedência de 20 hectares à Universidade Nova de Lisboa, por 50 anos, que irá ainda integrar espaços para o ensino de cursos profissionais, assim como para investigação e desenvolvimento de novas áreas, materiais e processos aplicados ao setor.
A Universidade Nova vai ter em Cascais a Faculdade de Ciências e Tecnologia dedicada à Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, naquele que vai ser o quarto campus da NOVA no concelho. Este novo polo universitário vai ainda acolher um conjunto de parcerias industriais no ramo aeroespacial visando a formação de recursos humanos e desenvolvimento de tecnologia de ponta.
A Aeropólis | Mais habitação pública e serviços
Todas estes investimentos vão ainda contribuir para a criação de uma nova urbe junto ao aeródromo. Conforme sublinhou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, “acreditamos que esta é uma marca que colocará Cascas ao nível daquilo que já é hoje uma oferta mundial, pois este conceito da aeropólis já existe nos vários continentes”. Além de um novo parque verde urbano que envolverá a linha de água, está prevista a construção de 600 fogos de habitação municipal, e espaços de comércio, serviços, equipamentos públicos e estacionamento. Toda esta intervenção implicará ainda a criação de novas e melhores acessibilidades.
Ler mais aqui