Em 2024, Cascais foi a primeira Capital Portuguesa do Voluntariado. Este título, constitui uma iniciativa da Confederação Portuguesa de Voluntariado, com o objetivo de promover e valorizar o voluntariado em Portugal, nomeadamente:
1. Motivar, inspirar e incentivar os municípios portugueses a investir no desenho e implementação de planos estratégicos e programas de voluntariado que promovam a qualidade e o impacto do trabalho voluntário a nível local;
2. Reconhecer e valorizar municípios portugueses que estão a fazer um bom trabalho no apoio aos seus voluntários e organizações promotoras de voluntariado, e que tenham planos de crescimento e desenvolvimento na área do voluntariado, planos que sejam concretos, credíveis, e focados na qualidade e sustentabilidade do voluntariado a longo prazo.
3. Aproximar voluntários e organizações promotoras de voluntariado e outros agentes da sociedade civil a quem cria políticas locais, na causa comum de celebrar e valorizar o voluntariado local;
4. Promover o voluntariado como um exercício de cidadania ativa, de solidariedade e de dádiva, na construção do bem comum.
Leia mais aqui