Perguntas Frequentes

O que são Dados Abertos?

Dados Abertos correspondem a conjuntos de dados:

  • Partilhados em bruto (o mais próximo possível da fonte, sem edição de conteúdos),
  • são desagregados (com o nível mais elevado possível de fragmentação, de forma a possibilitar uma variedade de consultas)
  • são disponibilizados de forma livre (desejavelmente, sem restrições de utilização, sejam elas de licenciamento, tecnológicas ou de ordem económica).

Os dados abertos respeitam os princípios da proteção de dados, excluindo da disponibilização dados sensíveis, ou que possam violar a privacidade dos cidadãos.

No caso do governo local, a partilha de dados segue os princípios da estratégia do Governo Aberto, que promove a transparência e o acesso à informação pelos cidadãos, aumentando a participação e o escrutínio por todos.

O que são licenças de dados, e como distingui-las?

As licenças garantem um reconhecimento dos direitos de autor sobre o produtor do conteúdo disponibilizado, que deverá determinar quais as possibilidades de utilização associadas aos conjuntos de dados facultados.

No caso do Data Cascais, os dados produzidos pela autarquia são disponibilizados, por defeito, para todas as utilizações. No entanto, uma vez que disponibilizamos também dados provenientes de fontes externas, cabe ao utilizador verificar em cada conjunto de dados, que licença está associada (ver imagem de exemplo).

Dados abertos - Licença

Após verificar a licença associada, poderá identificar as utilizações que ela possibilita (partilhar, editar, alterar, etc.) ao clicar sobre a mesma, redirecionando-se para a respetiva página descritiva.

As licenças atualmente em vigor distinguem-se entre:

  • Domínio Público - renúncia total de direitos;
  • Licenças de Atribuição - permissão de utilização aos variados níveis, inclusive comercial, desde que os produtos derivados atribuam crédito ao trabalho original;

Estas licenças garantem uma estrutura legal de proteção dos dados, tanto do ponto de vista humano como de legibilidade por máquinas, pelo que aconselhamos uma leitura atenta do descritivo legal.

Quem pode utilizar?

Qualquer utilizador, seja a título pessoal ou organizacional, poderá usufruir de repositórios de dados abertos.

Para saber que tipos de utilizações estão autorizadas para os conjuntos de dados que consultar no banco de dados do município, deverá consultar a licença associada.

Como posso contribuir?

O Data Cascais pretende ser uma plataforma colaborativa.

Poderá ajudar-nos ao responder ao questionário de satisfação, dando feedback sobre a qualidade e utilidade dos conjuntos de dados abertos.

Poderá também partilhar connosco os resultados das suas análises, que poderão vir a figurar na área das reutilizações. 

Aceda ao formulário

Não encontra o que procura?

Poderá solicitar um pedido de Dados à Medida, com os indicadores de que necessita para a sua análise.

Caso a informação pedida seja produzida pela autarquia, nos termos requeridos para colocação no portal, faremos os possíveis para a disponibilizar com brevidade no catálogo de Dados Abertos.  

Como reportar conjuntos de dados com problemas de descarregamento ou indisponíveis?

Tentamos que toda a informação disponibilizada esteja atualizada e funcional. No entanto, podem ocorrem suspensões temporárias devido à falha na origem ou por alguma anomalia técnica.

Agradecemos o reporte dessas situações sempre que as encontrar, de forma a melhorarmos o nosso portal.

Para tal, poderá reportar estas anomalias através do
link disponibilizado junto do descritivo de cada conjunto de dados.

Como recolher os dados do Data Cascais via API?

Caso seja analista de dados ou trabalhe no desenvolvimento de projetos informáticos que necessitem de acesso direto aos nossos dados, poderá recolhê-los via API através do CKAN (plataforma de alojamento).

Consulte a
documentação necessária para conhecer os procedimentos associados.

Que formatos se podem encontrar?

Tentamos facultar vários formatos para cada conjunto de dados, atendendo às diferentes utilizações que possam surgir por parte das necessidades do utilizador. De modo geral os ficheiros são:

  • Alfanuméricos (XLSX, CSV, XML, JSON, …)
  • Georreferenciados (Shapefile, GeoJSON, KML, KMZ, DXF, …)

Sempre que possível, os recursos disponibilizados terão associadas pelo menos um formato de cada.