banner_ambiente_energia

Smart Waste Management

O Smart Waste Management é um projeto de Ambiente e Energia - Cascais Smart City

Solução inteligente, orientada para monitorização automatizada da recolha de resíduos urbanos. 
Com a colocação de sensores em 400 ecopontos e ilhas ecológicas, obtém-se reporte dos níveis de enchimento, o que permite desenhar um plano de rotas de recolha otimizado e mais eficiente.
Os veículos de recolha apresentam também tecnologia de ponta, permitindo a operação de todo o tipo de contentores, mas também a leitura de tags, que identificam a localização de resíduos abandonados na via pública que exigem recolha diferenciada (como os resíduos de cortes de jardim, e artigos de grande dimensão - ex. móveis).
Os dados e informação recolhidos são enviados para o sistema de gestão de frotas, assegurando que os motoristas se possam focar nos pontos de recolha que de facto exigem intervenção (limites de enchimento a 80% ou mais).

A gestão inteligente de resíduos permite a redução das emissões de dióxido de carbono em cerca de 350 ton/ano, assim como reduzir a quilometragem dos camiões de recolha em 180 000km anuais. Garante-se desta forma uma poupança de cerca de 800 mil euros/ano no sistema de gestão, não comprometendo os serviços e otimizando a capacidade de resposta.

Saber mais