
Ferramenta inovadora permite que turistas compensem o seu impacto ambiental mediante o investimento em projetos locais sustentáveis.
Todos aqueles que visitam o concelho de Cascais e participam em eventos, já podem medir o impacto ambiental e determinar a sua pegada ecológica, através da plataforma Cascais For Tomorrow.
O objetivo passa por encontrar um balanço saudável entre o desenvolvimento turístico e a conservação dos recursos naturais, contribuindo para a preservação do património ambiental e assegurando a qualidade de vida dos seus residentes.
Como funciona?
O primeiro passo é responder ao questionário online e medir o impacto ambiental, com recurso a uma calculadora capaz de converter as escolhas de viagem dos utilizadores num custo por tonelada de emissões. No final, a plataforma apresenta um resumo simples, tangível e personalizado, para cada viagem e evento.
Perante os resultados obtidos, os utilizadores são convidados a decidir em que projetos, sob gestão da Cascais Ambiente, querem investir, de modo a reduzirem esse mesmo impacto. A escolha é diversificada, desde a reflorestação, passando pela restauração da biodiversidade, até à conservação e o uso sustentável do solo em Cascais.







Para Nuno Piteira Lopes, Vice-Presidente da Câmara Municipal, este projeto do Turismo de Cascais, em parceria com a Breeze, empresa especializada em soluções de turismo sustentáveis, “é o resultado de um trabalho de equipa exemplar entre o setor público e privado, demonstrando que, em conjunto, é possível criar soluções inovadoras para os desafios globais”.
Já Bernardo Corrêa de Barros, presidente da Associação Turismo de Cascais, considera a plataforma “um passo significativo no compromisso com o turismo responsável”.
Este projeto vem reforçar o legado duradouro e contínuo do município com a sustentabilidade, inspirando quem nos visita a apoiar projetos comunitários locais.
