"Smart Ocean" - Cascais participa na Conferência dos Oceanos

Smart Oceans
Cascais tem uma palavra a dar
Mesa de oradores no palco das Conferências dos Oceanos

No âmbito da Conferência dos Oceanos que decorreu em Lisboa no final de junho de 2022, a equipa do Data Cascais participou no painel do Side Event promovido pela Reef Company, intitulado "Smart Ocean".

 

 

Neste contexto, Cascais teve a oportunidade de partilhar a visão data-driven defendida pelo município, onde a recolha de dados em tempo real é a base para a gestão operacional. Esta visão contribui simultaneamente para a definição estratégica de novas ações e para a procura de soluções que olhem para o presente e preparem o futuro.

Num município com uma linha costeira de mais de 30 km, como é o caso de Cascais, os dados oceânicos são especialmente relevantes e criam possibilidades de sinergia cruciais para compreender melhor o que está a acontecer, não só na nossa linha costeira direta, mas também em territórios semelhantes.

Com base neste tipo de informação, podemos agir atempadamente para monitorizar e resolver os desafios que nos assolam. É aqui que entra a Reef Company, como potencial parceira do município, já que uma eventual colaboração entre ambos poderia determinar a sensorização de áreas da nossa costa e, assim, obter dados que conduzam à utilização sustentável dos recursos marinhos.