Cascais tem dado corpo ao seu ecossistema de inovação, não só ao nível nacional como a nível europeu, tornando-se num exemplo de como os princípios dos territórios inteligentes podem ser aplicados para promover a sustentabilidade, melhorar a qualidade de vida e incentivar a inovação tecnológica.
O primeiro Fundo Verde de génese local do país, com um investimento de 3 milhões de euros, que visa aumentar a eficiência energética e o conforto térmico de primeiras habitações, vem apoiar as famílias de Cascais que pertençam até ao 6.º escalão do IRS, é o mais recente passo neste caminho.
Ao celebrar o Dia Mundial da Energia, 29 de Maio, Cascais promove uma conferência dedicada à transição energética justa, onde será apresentado o seu Plano Municipal de Mitigação da Pobreza Energética, dando destaque a este Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais e os Espaços Energia.
A sessão terá lugar no Auditorium António Champalimaud (sala B137) da Nova SBE, em Carcavelos. Este evento surge na sequência da aprovação, no dia 8 de Abril, do Plano Municipal de Mitigação da Pobreza Energética de Cascais, que está alinhado com a Estratégia Nacional de Longo Prazo de Combate à Pobreza Energética, no âmbito dos Objectivos da Agenda 2030. Assume como visão “o combate à pobreza energética, em 2025, e a sua erradicação até 2050, em Cascais”.
Saiba mais sobre o Fundo Verde Cascais Famílias aqui
A conferência de celebração do Dia Mundial da Energia tem o seguinte programa:
09h30 | Welcome Coffee
10h00 | Abertura – Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras
10h05 | Secretário de Estado da Energia, Jean Barroca
10h10 | A Transição energética justa em Cascais – Director Municipal do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Cascais, Luís Almeida Capão
10h30 | Mesa-redonda Fundo Verde: O modelo inovador de Cascais
11h10 | Encerramento – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes